sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Histórias da Libertadores

São Paulo 1x2 Internacional – 09/06/2006
Por José Luís Zasso,


Amanhã faz dois anos que o Sport Club Internacional conquistou a sua única libertadores, e na volta da coluna “Histórias da Libertadores” relembraremos os fatos marcantes da primeira partida da final, onde o Inter bateu o São Paulo no Morumbi e encaminhou a que seria até então a maior conquista de seus 97 anos fazendo,quase um século depois, jus ao nome.

O adversário daquela noite de quarta-feira era nada menos que o São Paulo, treinado por Muricy Ramalho, que havia comandado o Internacional no polêmico vice-campeonato nacional de 2005, o único clube brasileiro tri-campeão mundial, e que entrava na disputa do título como favorito. O Inter era um franco-atirador, repetindo o que, sem sucesso, o Atlético-PR havia tentando no ano anterior, a conquista da América diante do São Paulo.

No começo do jogo o volante Josué foi expulso, desmanchando o esquema de Muricy, o Inter também perderia Fabinho ao receber um cartão vermelho. Num bom jogo onde tanto Rogério Ceni quanto Clemer apareceram, os colorados saíram na frente, Rafael Sóbis em duas oportunidades abriu uma boa vantagem para os gaúchos, Edcarlos descontou para o Tricolor Paulista e deixou tudo em aberto para Porto Alegre.

O primeiro gol de Sóbis foi marcado após uma jogada individual, venceu o zagueiro Fabão e bateu cruzado, sem chances para Ceni, depois aproveitando um rebote o atacante colorado ampliou a vantagem. Edcarlos ainda descontaria para o time da casa. No jogo de volta, o Inter empatou a partida em 2x2 e sagrou-se Campeão da Copa Libertadores, para muitos colorados a conquista da América foi decidida no primeiro jogo da final e nos dois gols de Rafael Sóbis. No mesmo ano o Internacional de Porto Alegre ainda seria campeão mundial ao vencer o Barcelona por 1x0 no Japão; o grande sonho da torcida e dos dirigentes do Inter é que em 2009, ano do centenário do clube, seja repetido o ano de 2006, o mais glorioso da história do Internacional.





Assista ao vídeo do jogo no youtube:

3 comentários:

Anônimo disse...

Ficou boa a coluna, Luis.
Porém, como eu já te disse, hehe, um "pouco" imparcial no início...
Ah, e a "emoção" da história dessa coluna só um colorado que poderia escrever ali.. hehehehehe
então, parabéns! ;D

Carol Barin disse...

ps: pq fico carol ali?? hehehehe o.O é a barin!

José Luis disse...

era a Carol, e não a Barin...

mas respondendo (pra ql das duas agora?): não falei nenhuma mentira, apenas toquei em uma ferida para alguns colorados, levar 97 anos para ser "Internacional", agora eu exaltei a conquista e a saída do ostracismo, logo foi totalmente imparcial, sem puxa-saquismos colorados...

Pois bem, querida-chefinha-amada-do-meu-coração, agredeço os parabéns e saiba que eu me esforçei... a próxima fala sobre o Grêmio, vou começar agora...