sexta-feira, 17 de julho de 2009

Coluna do São Paulo

Mais 2 jogos que confirmaram: O problema não estava no treinador
Por Caio Bandouk
Nesta última semana, o torcedor Tricolor teve dias sofridos. Mais 2 jogos se foram, e o time segue sem vencer, beirando a zona do rebaixamento com apenas 11 pontos no que é com toda certeza o pior campeonato brasileiro que o São Paulo já fez em toda sua vitoriosa trajetória.
No domingo que passou, um empate que veio na base da raça. Em pleno estádio do Morumbi, um 2 a 2 com o Flamengo. Mais uma vez, com um a menos. Descontrole que vem sendo sintomático culminando com expulsões em momento importantes. Por incrível que pareça, o time foi melhor com um a menos, e com boas participações de Marlos, Jean, Borges, Eduardo Costa e uma partida espetacular de Miranda, buscou o resultado e não venceu por muito pouco. Se não foi uma atuação de gala, a vontade demonstrada dava esperança para a sequência no campeonato.
O próximo adversário seria o Altético Mineiro, até então líder com méritos do campeonato. Ninguém esperava uma partida fácil. Como não foi. Mas também acho que nenhum são-paulino esperava uma atuação tão vergonhosa, ao ponto de poder ser considerada patética.
Na partida de ontem o São Paulo foi completamente encurralado pelo Galo. Parecia que o atual Tri Campeão Brasileiro era o time mineiro. Logo no começo do jogo, um lance que acusa a má fase. Miranda que vinha de uma atuação espetacular contra o Fla, tenta sair jogando e por confiar tanto em seu futebol, perde a bola para Tardelli(aquele mesmo que cresceu no Morumbi) que não perdoa e dá um duro golpe apenas com 1 minuto de partida. A partir daí o que vimos foi um São Paulo desorganizado, e um Galo que perdeu a chance de golear. O Tricolor assustou muito pouco a defesa adversária. Também o que esperar de um time que conta com Hugo, Zé Luis, Eduardo Costa, Jorge Wagner e cia? Até concordo que são esforçados, mas muito pouco para o São Paulo. Eu particularmente não aguento mais ver Jorge Wagner atuando pelo Tricolor. Não ganha uma na velocidade, faz faltas infantis, só toca de lado, e o "mestre da bola parada" acerta no máximo uma ou duas cobranças por jogo. No segundo tempo o Galo só confirmou sua vitória com um belo gol de Serginho, que entrou tabelando com facilidade na defesa do São Paulo. O péssimo Jean Rolt está procurando o volante do Galo até agora. O Tricolor até criou algum perigo, mas em lances isolados de alguns bons jogadores como Júnior César, Dagoberto e Borges, mas não conseguiu chegar aos gols que precisava.
No final de tudo esse jogo serviu para mostrar algumas coisas: Marlos e André Dias fazem muita falta, Rogério Ceni precisa voltar o mais rápido possível pois necessitamos e muito de sua liderança, e que cada vez mais eu fico convencido que demitir Muricy Ramalho não era o caminho.
Aquilo que disse sobre essa decisão fortalecer o grupo de jogadores que na minha opinião claramente derrubou Muricy, fica mais evidente a cada jogo. Ricardo Gomes comandou o time em 5 jogos. Um aproveitamento péssimo, mas ainda muito cedo para se questionado. Precisa de tranquilidade para impor seu estilo e métodos de trabalho ao time. Mas algum torcedor viu uma mudança de postura dos jogadores? Continua a mesma ladainha... Um time desligado, sem alma, que toma gols bobos, tem jogadores expulsos infantilmente, e não parece ter nenhuma união. Aquele negócio de correr pelo companheiro sabe?
Resumindo, não adianta trocar de comandante se a atitude dos jogadores não mudar. Nem o Mestre Telê Santana daria jeito nesse time sem a ajuda dos jogadores. Acho que com o retorno de Rogério Ceni isso tende a melhorar. Agora cabe também a diretoria e jogadores mais experientes não ficarem de braços cruzados e agirem logo, pois domingo já temos um clássico contra o Santos, e da mesma maneira que é uma grande oportunidade para a reabilitação pode ser também um jogo para afundar o time de vez.
Força Tricolor! O Time da Fé nunca se entrega!

Nenhum comentário: