quinta-feira, 23 de julho de 2009

Coluna do Santos F.C.

Por: Gerson Pepe

Santos vence na reestreia de Luxa
Santos volta a vencer com golaço do garoto Neymar


Ainda sem mostrar grande futebol, mas com melhor volume de jogo, o Santos se reencontrou com a vitória na reestréia de Vanderlei Luxemburgo ao vencer o Atlético Paranaense por 1 a 0, com um lindo gol do garoto Neymar, que entrou no segundo tempo. Com a quarta vitória no Campeonato Brasileiro, o time santista pode terminar a 13ª rodada na nona colocação, ganhando cinco posições na tabela com relação à última rodada.

O Santos, na quarta estreia de Vanderlei Luxemburgo foi escalado com cautela e certamente com o pensamento na segunda etapa. Roberto Brum, Rodrigo Souto e Germano formaram o trio
de volantes com Robson e Madson à frente, antes de Roni. Um time compacto e que com Paulo Henrique Lima e Neymar no banco, garante opções para mudar o jogo no segundo tempo.

O início da partida foi muito difícil para o Santos, já que até aos 15 minutos de partida não conseguiu criar nenhuma jogada de perigo. Ainda que não assustasse tanto o time do Atlético jogava melhor e chegava mais ao ataque. Somente aos 16, o torcedor santista pôde se assanhar quando Robson pegou sobra de cobrança de falta e de cabeça mandou a bola para as redes, mas pelo lado de fora.

O time santista parecia querer se impor no jogo, mas somente cinco minutos mais tarde criou nova jogada de perigo, quando Madson foi ao fundo e cruzou para Robson, sozinho, na entrada da pequena área, não alcançar a bola de cabeça. Aos 27, o goleiro Vinícius falha, Germano aproveita, mas passa fraco para Madson. A zaga chega antes que o camisa 10 santista que teria boa chance para marcar.

E o Santos passou a ter total domínio do jogo e conseguiu uma boa seqüência de oportunidades para abrir o placar. Aos 33 minutos, Madson dominou outra bola na ponta esquerda, mas em vez de cruzar, bateu. Com a bola ganhando o rumo da arquibancada, o baixinho conseguiu ganhar uma bela bronca de Luxemburgo.

Um minuto depois, Léo fez boa jogada pelo mesmo lado e cruzou na cabeça de Roni que cabeceou por cima. Mais dois minutos e após bonito passe de calcanhar de Rodrigo Souto, Germano bateu pra fora, mas assustando o goleiro Vinícius. Por fim, aos 39 minutos foi a vez de Domingos cabecear por sobre o gol atleticano, mas com muito perigo após cobrança de escanteio.

O Santos não começou bem, mas aos poucos conseguiu jogar melhor que o adversário e criar oportunidades, embora não tenha exigido nenhuma defesa do jovem Vinícius. Com isso, desceu para o vestiário empatando sem gols, e perdendo uma posição na tabela, já que o Avaí venceu o Grêmio por 1 a 0 e chegou aos 16 pontos.

Assim como previsto, já que havia testado essas formações no treino, na segunda etapa Luxemburgo promoveu as entradas de Paulo Henrique Lima e Neymar, nos lugares de Roberto Brum e Robson, respectivamente.

Mas na segunda etapa, o Santos não voltou com mais ímpeto que na primeira e quem criou primeiro foram os visitantes, aos cinco minutos, quando Marcio Azevedo cruzou e Paulo Baier cabeceou. Léo tirou a bola praticamente em cima da linha. Na seqüência Luizinho fez bom cruzamento, mas também de cabeça, Roni mandou pra fora.


Com a lenta partida, somente aos 13 minutos o time santista voltou a assustar, quando Madson tocou para Paulo Henrique no meio da área, que mesmo com a canhota, o pé bom, não conseguiu dominar e a bola acabou sobrando tranquila para o goleiro. Se fica com ela, teria apenas o goleiro como oponente. Três minutos mais tarde, Roni bateu, a bola sobrou para Neymar que também foi travado pela zaga. No rebote, o próprio Neymar tocou para Paulo Henrique que de fora da área, bateu pra fora.

Aos 20 minutos Luxa mexeu no time pela última vez, tirando Luizinho para a entrada de Pará, num seis por meia dúzia. Quase que instantaneamente Rafael Moura recebeu cruzamento e cabeceou para defesa segura de Felipe. O Santos passou a pressionar e teve três escanteios seguidos que levaram perigo à defesa atleticana.

Aos 26 minutos Neymar criou talvez a melhor jogada da equipe santista até então. O camisa 18 arrancou pelo meio e de fora da área tocou de chapa, mirando o canto esquerdo do goleiro. A caprichosamente passou rente à trave, pra fora. No minuto seguinte, porém, o mesmo Neymar arrancou o grito de gol da torcida santista. O garoto recebeu de Roni pela direita, cortou o zagueiro pra dentro e de esquerda bateu no canto do goleiro para abrir o placar.

O gol de Neymar tirou o Santos da 12ª colocação e colocou na nona, deixando para trás as equipes do Avaí, Flamengo e Santo André. Mas até o final da rodada, isso ainda poderia mudar, especialmente com relação aos resultados de Goiás e Coritiba.

Com a vantagem no placar e sem nenhuma alteração pra fazer, o Santos ainda abafou o time atleticano por alguns minutos. No entanto, sem criar muito. Cinco minutos depois do gol, Rafael Moura chutou com muito perigo pra fora. Já aos 39, o meio-campista Jhonatan cruzou na área santista, Domingos tocou na bola para trás e Felipe evitou o gol contra.

Com o resultado adverso a equipe paranaense entreva na zona de rebaixamento e por isso, em busca de um empate que já lhe servia, pressionou bastante a defesa santista que resistiu muito bem, uma vez que o goleiro Felipe não teve muito trabalho com os avanços dos atleticanos.

Nenhum comentário: