segunda-feira, 27 de julho de 2009

Coluna do Santos F.C.

Por : Gerson Pepe

Santos perde para o Flamengo na Vila Belmiro depois de 33 anos de tabu: 2x1

Num jogo muito feio e chato, em que um empate sem gols seria o resultado mais justo, o Flamengo venceu o Santos por 2 a 1, de virada, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro e segue mais próximo da zona de rebaixamento que da zona de classificação para a Taça Libertadores da América.

Sem Roni e com Paulo Henrique vestindo a 9, o Santos chegou com perigo logo aos 20 segundos, com o próprio Ganso batendo forte de dentro da área para boa defesa de Bruno. No entanto, apesar do futebol exuberante de Paulo Henrique, o time Santista só voltou a assustar aos 14 minutos, quando Madson cruzou e a zaga flamenguista tirou a bola da cabeça de Neymar.

Aos 22, lance estranho. O zagueiro flamenguista furou feio e a bola sobrou para Neymar que não conseguiu a conclusão em direção ao gol, também atrapalhado pelo mesmo Wellington. No entanto, ninguém reclamou possível pênalti sobre o garoto. Sete minutos mais tarde, Felipe é exigido pela primeira vez em cobrança de falta de Adriano e faz defesa tranquila.

Aos 38, porém, Felipe teve trabalho de verdade, quando Adriano cobrou falta de maior distância que a primeira, mas na base da força. O goleiro santista, de mão trocada, espalmou para escanteio. No último lance da primeira etapa, Domingos fez jogada de ponta e cruzou fraco. Mesmo assim Neymar conseguiu aproveitar, mas Bruno defendeu.

Provavelmente as duas equipes desceram para o vestiário descontentes com o péssimo futebol que apresentaram. No banco, Luxemburgo tinha apenas três opções ofensivas: Robson, Felipe Azevedo e Tiago Luís... Talvez por isso tenha voltado com o mesmo time.

Com um minuto, Fabão tentou cabeçada, mas errou. Aos três, Ronaldo Angelim cabeceou para o meio da área e Adriano deu um bonito voleio, que mesmo sem força, deu trabalho para o goleiro Felipe buscar no canto esquerdo, rente à trave.

A primeira substituição no Santos se deu forçosamente. Com oito minutos, machucado, Domingos cedeu lugar à André Astorga. Na sequência, Neymar e Madson tiveram chances de criarem jogadas em cobranças de falta que acabaram nas mãos tranquilas de Bruno. Aos 15, Felipe fez ótima defesa no contrapé, em bom chute de Adriano.

Com 17 minutos, as outras duas alterações de Luxemburgo foram realizadas. Tiago Luís entrou no lugar de Neymar e Robson na vaga de Roberto Brum que saiu de campo ganhando uma sonora bronca do treinador por tomar cartão amarelo enquanto deixava o gramado.

Sete minutos mais tarde, para acabar com a monotonia da partida, Robson, manteve a fama de talismã santista e após arrancar pelo meio, acertou chute rasteiro no canto esquerdo, sem chances para Bruno. O gol coloca o Santos na nona colocação, com 20 pontos, três a menos que o Corinthians, quarto colocado, que ao mesmo tempo, tomava cinco gols de Obina...

Na mesma moeda, porém, Adriano empatou a partida para o Flamengo. Da intermediária, o camisa 10 rubro negro bateu forte e venceu Felipe aos 32 minutos. Com isso, o Santos voltava para a décima colocação. Dois minutos depois, Tiago Luís teve boa chance dentro da área, mas nem chutou, nem cruzou e Bruno ficou com a bola. Um minuto depois, Tiago Luís tentou chutar, a bola sobrou para Paulo Henrique que ajeitou para Léo. Antes do Guerreiro chutar, porém, a zaga flamenguista tirou.

Quando a partida caminhava para o final, após cruzamento da direita, Adriano esperava a chegada da bola, mas Pará não deixou. Tocou antes para o fundo da rede e aos 42 minutos o Flamengo virava placar e quebrava um tabu de 33 anos e de nunca ter vencido o Santos na Vila Belmiro em Campeonatos Brasileiros.

Com a derrota, o time santista segue com apenas 17 pontos, seis a menos que o quarto colocado, e ainda perde uma posição, para os próprios cariocas, vencedores na Vila.

Quarta-feira em Recife contra o Náutico, a vitória é mais que necessária, se quisermos sonhar com o G-4.



Nenhum comentário: