segunda-feira, 29 de março de 2010

Coluna do Santos FC

Por: Gerson Pepe

Peixe goleia novamente, a vitima foi o Monte Azul: 5x0
Marquinhos, PH Ganso e André marcaram os gols santista na 13ª vitóriaSem forçar muito a barra na tarde deste domingo na Vila Belmiro, o Santos voltou a golear no Campeonato Paulista. Desta vez a vítima foi o Monte Azul que sofreu com os meninos da Vila e com as falhas do seu goleiro. No final das contas, 5 a 0 ficou barato e o Santos está praticamente garantido na liderança da primeira fase, enquanto que o Monte Azul está virtualmente rebaixado.

Com uma formação mais ofensiva do que nos últimos jogos, com Wesley e Arouca na cabeça de área e Pará deslocado para a lateral-direita com Léo na esquerda, o Santos partiu pra cima do Monte Azul logo no início do jogo, mas com dificuldades para encaixar uma jogada mais perigosa, que assustasse o goleiro Luiz Carlos. Mas já parecia questão de tempo a abertura do placar.

E era mesmo... Aos 11 minutos, Neymar sofreu falta dura na entrada da área. Marquinhos encarregou-se da cobrança e no minuto seguinte colocou a bola por cima da barreira. O goleiro Luiz Carlos tocou nela ainda, mas não evitou o primeiro gol do jogo: 1 a 0 Santos. Sete minutos depois, Marquinhos arriscou de fora da área e assustou. A bola desviou na zaga e bateu no travessão.

O meio-campista santista estava endiabrado e aos 25 minutos recebeu em velocidade na intermediária ofensiva e quando viu o goleiro adiantado, tentou encobri-lo. A bola passou por Luiz Carlos, mas saiu rente a trave direita. No entanto, o Santos mantinha um ritmo moroso à partida e dava campo aos visitantes que tentavam algumas jogadas de perigo, mas erravam quase sempre a pontaria.

Mas o Santos acertava o alvo e de novo de fora da área. Aos 34 minutos o goleiro Luiz Carlos recebeu o recuo e se complicou ao tentar driblar o atacante André. Ao se livrar da bola para a frente da área, PH Ganso dominou e percebeu o goleiro adiantado. Com a bola alta, ele bateu por baixo e encobriu o goleiro para marcar o segundo: 2 a 0 Santos! Três minutos depois Neymar recebeu na esquerda, fintou para dentro e bateu caprichosamente na trave.

Segundos antes do final do primeiro tempo, foi a vez de o goleiro Felipe trabalhar pelo time do Santos. Neto Maranhão teve cobrança de falta pra fazer na entrada da área e bateu forte, no canto esquerdo. O goleiro foi muito bem e buscou a bola fazendo defesa estupenda!

Talvez depois de uma bronca de Dorival Júnior, o time santista voltou mais afim de jogo para o segundo tempo, mas demorou para levar perigo real ao goleiro Luiz Carlos. Aos cinco minutos, porém, Neymar fez jogada espetacular pela ponta esquerda, passando entre dois zagueiros. Depois de invadir a área o atacante foi derrubado, mas o pênalti foi ignorado pelo árbitro.

Aos nove minutos o Monte Azul ficou com um a menos, o que prenunciava a goleada. Três minutos mais tarde, Bruno Aguiar cobrou falta com força, a bola bateu na barreira e saiu em escanteio. Na cobrança, no minuto seguinte, a bola sobrou dentro da pequena área para PH Ganso, mais esperto que todos os outros jogadores, girar e guardar: 3 a 0 Santos.

E por mais que o Santos levasse o jogo em banho-maria, o goleiro Luiz Carlos fazia questão de ajudar a equipe da Vila Belmiro. Aos 19 minutos Marquinhos cobrou escanteio fechado, na pequena área. A bola iria pra fora, mas o jovem goleiro tentou, com um soco, tirar a bola, mas teve efeito contrário e mandou-a para dentro do gol: 4 a 0 Santos, sem esforço.

Logo em seguida, Dorival Júnior tirou o volante Arouca para a entrada do atacante Maikon Leite. Depois quem saiu foi o lateral-esquerdo Léo, para a entrada de um volante: Rodriguinho, com Wesley agora fazendo a lateral-direita e Pará a esquerda.

Na primeira jogada de Maikon Leite em campo, ele avançou como de costume pela ponta-direita e apanhou como de costume. Foi no mínimo revoltante a entrada que sofreu o atacante santista. Na cobrança, aos 28 minutos André bateu para a defesa do goleiro Luiz Carlos, mas no rebote o garoto ampliou: 5 a 0 Santos!

Aos 31 minutos do segundo tempo era a hora da entrada do talismã Zé Eduardo. Para isso, Dorival Júnior tirou o zagueiro Durval. Apesar da maneira extremamente ofensiva que o time estava armado, poucas foram as jogadas criadas pelo Santos, embora a equipe fustigasse o tempo todo a área adversária. André ainda marcou após jogada de Zé Eduardo, mas o bandeirinha errou ao anular o gol, alegando impedimento. Mas foi só cinco na Vila...

Nenhum comentário: