domingo, 12 de abril de 2009

Coluna do Santos F.C.

Por: Gerson Pepe

Santos bate os Segundinos da Pompéia no 1º jogo semifinal do Paulistão 2009
O Santos saiu na frente no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Paulista e ficou mais perto da decisão Estadual. Neste sábado, o Peixe venceu o Palmeiras, por 2 a 1, na Vila Belmiro, no jogo de ida. O destaque do duelo foi o goleiro Fábio Costa, que fez defesas sensacionais e brecou o artilheiro Keirrison.

Mesmo jogando em casa, o Peixe começou atrás, após Keirrison abrir o placar. Ainda no primeiro tempo, Kleber Pereira deixou tudo igual. No primeiro minuto do segundo tempo, foi a fez de Neymar virar para o Santos. Agora, para chegar à final, o Santos joga por um empate no jogo de volta. Ao Verdão resta vencer o jogo para se classificar.
Os dois times voltam a se enfrentarem no jogo de volta no próximo sábado, às 18h10, no Palestra Itália. Enquanto o Santos terá uma semana de folga, o Verdão tem um compromisso decisivo pela Libertadores, pois encara o Sport, na quarta-feira, em São Paulo.

Os dois com fome de gol!
O jogo começou com emoção para os dois lados e com duas chances claras de gol. Aos dois minutos, Diego Souza recebeu dentro da área pelo lado direito e cruzou na cabeça de Keirrison. Sozinho, o K9 nem saiu do chão e tocou de cabeça, mas o goleiro Fábio Costa fez uma defesa sensacional salvando o Peixe.

A resposta do Santos veio aos seis minutos. Neymar arrancou da intermediária e abriu o jogo para Triguinho. O lateral observou o jovem entrando livre na área e tocou. Neymar dominou e chutou cruzado, o goleiro Marcos não alcançou e nem Kleber Pereira, que fechava na segunda trave.
Em um jogo muito rápido, foi o Palmeiras que levou a melhor e abriu o placar aos oito minutos. Após contra-ataque pelo lado esquerdo, Cleiton Xavier serviu Keirrison dentro da área. O atacante dominou e chutou, mas o goleiro Fábio Costa defendeu. Mesmo assim, no rebote, o K9 tocou de cabeça para marcar o primeiro.

Após sofrer o gol, o Santos se atirou ao ataque e criou boas oportunidades para empatar. Aos 12, Neymar chutou forte de fora da área, mas Marcos segurou no meio do gol. Aos 15, Neymar recebeu pelo lado direito e bateu na saída de Marcos, mas Mauricio Ramos chegou e afastou o perigo.

O time da casa não parava de atacar e chegou ao empate aos 18. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, a bola ficou com Kleber Pereira. Na entrada da área, o atacante dominou e chutou forte. A bola desviou na zaga e enganou Marcos. A virada quase saiu aos 20. Após cruzamento de Triguinho, a bola acertou o travessão e foi pela linha de fundo.
Depois de levar pressão, o Palmeiras voltou a se encontrar aos 27. Cleiton Xavier cobrou falta pela direita e colocou na cabeça de Mauricio Ramos, mas a cabeçada do zagueiro foi por cima do gol santista. Aos 33, o Santos chegou com perigo. Após lançamento de Madson, o meia Paulo Henrique quase marcou, mas Marcos chegou antes.

Quando o Palmeiras chegava quem levava mais perigo a Fábio Costa era justamente o algoz do Peixe, Keirrison. Aos 36, Cleiton Xavier levantou para dentro da área e o K9 tocou de cabeça, a bola acertou a trave antes de ir pela linha de fundo. Aos 41, Keirrison recebeu em profundidade, mas chutou fraco e nas mãos do goleiro.

Mesmo com duas alterações no intervalo, com as entradas de Marquinhos e Sandro Silva, nos lugares de Ortigoza e Edmilson, respectivamente, o Palmeiras não se encontrou. Com isso, o Santos aproveitou e fez o gol da virada com um minuto. Neymar recebeu na entrada da área de costa para o gol, fez o giro e bateu rasteiro no canto direito de Marcos.

Quem pensava que o Santos ficaria recuado após o gol se enganou. O time praiano foi ao ataque e deixou espaços no campo defensivo. Assim, o Palmeiras aproveitou e quase chegou ao empate aos seis. Marquinhos recebeu na frente da área, passou pela marcação dos zagueiro, mas chutou em cima de Fábio Costa.

O Santos teve nova oportunidade aos 14. Kleber Pereira arriscou de fora da área e Marcos defendeu em dois tempos. Aos 16, Triguinho invadiu a área pelo lado esquerdo e, rente a linha de fundo, chutou rasteiro, Marcos se abaixo e ficou com a bola. Aos 19, Roberto Brum recebeu na entrada da área e mandou para o gol, mas Marcos salvou novamente.

Buscando o empate, o Palmeiras pressionava o Santos no campo de defesa, mas dava espaços para o contra-ataque. Aos 26, Cleiton Xavier mandou de fora da área, mas a bola foi pela linha de fundo. O golpe fatal do Peixe poderia ter vindo aos 36, mas Marcos brilhou. Após tabela entre Robson e Brum, o primeiro mandou de dentro da área e o goleiro fez linda defesa.

O verdão teve mais duas chances de empate, mas Fábio Costa comprovou a boa fase. Aos 43, Cleiton Xavier mandou para dentro da área. Danilo cabeceou para trás e Fábio Costa deu um tapa salvador e mandou para escanteio. Depois foi a vez de Marquinhos mandar de fora da área o goleiro salvar.

SANTOS F.C. - Ninguém enalteceu mais o Brasil no Mundo.

Nenhum comentário: