segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Coluna do Santos F.C.

Por: Gerson Pepe

Na folia dos Meninos da Vila, a velha guarda foi
destaque com G10vanni
Neymar criou as duas jogadas que terminaram em gols de André e G10
A torcida esperava festa, mas faltou combinar com o Rio Claro, que dificultou bastante a vida santista e saiu na frente. Com raça, e bastante ofensivo, o time de Dorival Júnior virou com boas apresentações de Neymar e Giovanni. Com mais essa vitória, o time da Vila Belmiro termina a oitava rodada do Campeonato Paulista na liderança.

O clima no lotado Pacaembu era de festa, mas os primeiros quinze minutos de jogo mostraram que apesar da má situação do adversário, nada seria fácil. Embora tenha pressionado bastante no começo, o time santista não conseguia brilhar. Robinho, Neymar, Marquinhos e PH Ganso bem que tentavam bonitas tramas, porém, o lance de maior perigo foi do Rio Claro, quando aos seis minutos o atacante Jackson livre, na estrada da pequena área, errou a cabeçada.

Sem fluidez no meio de campo santista, especialmente na saída de bola, o Rio Claro passou a ter mais a posse de bola e voltou a assustar aos 26 minutos com ótima cobrança de falta. Pouco depois, aos 29, o Santos chegou com perigo com Marquinhos cabeceando por cima do gol. No lance, o meia santista tomou uma cabeçada do marcador, abrindo profundo corte. Dorival Júnior foi obrigado a substituí-lo e optou pela entrada de André, mudando o esquema da equipe para o 4-3-3.

Com o time interiorano acreditando, o jogo ficou franco. Robinho bateu de fora da área para a defesa tranquila de Sidney, aos 35 minutos. Quatro minutos mais tarde, porém, o primeiro zero saiu do placar. Michael dominou na ponta esquerda, fez linda jogada e cruzou para o atacante Jackson apenas empurrar para o gol: 1 a 0 Rio Claro.

Até de forma surpreendente, o Rio Claro voltou para a segunda etapa corajoso, o que abriu a partida. Em menos de três minutos, cada uma das equipes tiveram duas boas oportunidades. Ao Santos, coube uma falta que aconteceu dentro da área. O juíz apontou a marcação na meia lua, e na cobrança, Ganso tentou e errou duas vezes. Aos oito, Robinho recebeu de André dentro da área e bateu travado pelo zagueiro, e aos 11, já sem goleiro, o camisa sete furou, desperdiçando ótima oportunidade. Dois minutos depois, Sidney defendeu nova tentativa do atacante.

Atendendo aos pedidos da torcida, Dorival Júnior mudou o time, quando aos 16 minutos colocou Madson e Giovanni na equipe no lugar Wesley Santos e Germano. Desta maneira, a linha ofensiva santista tinha Robinho, Giovanni, André, PH Ganso e Neymar. Sem falar na presença de Madson. Coisa de futebol antigo, mas que precisava dar resultados...

Isso aconteceu aos 24 minutos do segundo tempo. PH Ganso iniciou a jogada no campo de defesa, e encontrou Giovanni já no campo de ataque. O camisa dez santista deu ótima enfiada de bola para Neymar que avançou e bateu. O goleiro resvalou na bola que sobrou limpa para André marcar o gol de empate.

Agora a pressão santista pelo gol da vitória era óbvia, mas somente aos 31 minutos foi que o goleiro Sidney trabalhou. Robinho recebeu na área e girou para bater forte, sem ângulo. Logo depois, Ernando foi expulso e o Santos ficou com um a mais. Nos minutos que se seguiram, o time santista alugou o campo de defesa do Rio Claro, mas não conseguia assustar efetivamente. Aos 40, Walker tentou cortar o cruzamento e quase fez contra.

Como não conseguia ser efetivo, era claro que o Santos dependeria de jogada individual. Essa aconteceu aos 43 minutos, quando Neymar recebeu na esquerda, deu linda finta no zagueiro e bateu. De novo o goleiro pegou, e na sobra Giovanni, em seu palco predileto escorou de cabeça para marcar o gol da virada e da vitória santista!

Nenhum comentário: