quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Coluna do Santos F.C.



Por: Gerson Pepe

Santos vence o Sport na Ilha do Retiro
Com gol de Felipe Azevedo no primeiro tempo, Santos vence desespero pernambucano

Bastante desfalcado o Santos foi até à Ilha do Retiro e na 28ª rodada do
Campeonato Brasileiro conseguiu interromper sequência de quatro jogos
sem vencer, ao bater o time pernambucano por 1 a 0. Felipe Azevedo, que
vestiu a camisa 10 marcou e o Santos pode terminar a rodada mais próxim
o do G4.
No primeiro tempo, Santos e Sport Recife fizeram um jogo movimentado, dinâmico, mas fraco tecnicamente. O time da casa, desesperado pela situação que vive na tabela de classificação do campeonato se lançou para o ataque. Mesmo assim, o Santos conseguiu criar alguma coisa, como uma cabeçada de Felipe Azevedo para fora.
No entanto, a grande chance do jogo foi aos sete minutos, e com o time da casa. Luciano Henrique fez bonita jogada pela direita e sem marcação bateu forte, cruzado para ótima defesa do goleiro Felipe. Apesar da velocidade da partida, os times criavam pouco.
Aos 21 minutos, Rodrigo Souto bateu de fora, com perigo, também pra fora.
Pouco depois, aos 30 minutos, Felipe mostrou que é goleiro para mais dez anos de Santos Futebol Clube. Após balão da direita, Fininho recebeu bola centrada da esquerda e de frente para o gol, o ex-lateral, agora meia, bateu forte, para defesa sensacional de Felipe.
O jogo era do Sport, mas o Santos suportava bem a pressão. Aos 37 minutos Felipe Azevedo recebeu passe de Neymar e aproveitando a falha da defesa pernambucana, avançou e bateu de esquerda para abrir o placar.

Com a vantagem santista, o jogo se arrastou para o final do primeiro.

Para a segunda etapa Vanderlei Luxemburgo não mexeu. Ao contrário de Péricles Chamusca que tirou Paulinho e Fininho para as estradas de Adriano Pimenta e Wilson.

No segundo tempo, Santos e Sport mostraram o quão são frágeis ofensivamente. O time pernambucano abafou o santista especialmente nos primeiros 25 minutos e mesmo assim, exigiu apenas duas defesas difíceis de Felipe. Ambas com Wilson, aos três e aos cinco minutos.

Wilson seguia tentando, assim como Andrade, mas todas de fora da área, e para fora do gol. Mais tarde, Moacir penetrou bem pela direita, foi ao fundo, ganhou de Triguinho e cruzou. Felipe deu um tapa e a bola sobrou para o meio da área, e na base do desespero, foi afastada pela zaga santista.

Ao Santos restava as tentativas de contra-ataques, pouco aproveitadas especialmente por Luizinho e Triguinho. Quando Neymar já havia saído para a entrada de Robson e Luizinho deu lugar à Rodrigo Mancha, Triguinho conseguiu a principal jogada santista na segunda etapa. O camisa três avançou pela esquerda e bateu forte, mas pra fora do gol.

O Santos soube se aproveitar do desespero do Sport e conseguiu esfriar a partida, mas poderia ter matado o jogo em diversos contra-ataques que acabaram não acontecendo por erros de passes. Chamusca tirou o ex-santista Luciano Henrique e colocou o ex-santista Fabiano. Luxa promoveu a primeira oportunidade
do garoto Gil, no lugar do camisa dez Felipe Azevedo.

Enquanto isso, Wilson lutava e aos 48 minutos teve a grande chance de empatar a partida. Dentro da área cortou a zaga para dentro e bateu. A bola foi em direção ao ângulo esquerdo, mas subiu demais, e saiu.

Final de jogo, e o Santos pode terminar a rodada em nono, subindo quatro posições e seis pontos atrás do G4. Ainda dá?

Nenhum comentário: