segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Coluna do Flamengo - Por Pedro

Coluna do flamengo: Renascimento tardio, mas necessário.

Domingo, 16 de novembro de 2008, pela vigésima segunda vez ao longo da história, Flamengo e
Palmeiras se enfrentaram no Maracanã no jogo número 41 em campeonatos brasileiros.
Na minha humilde opinião palmeiras e flamengo foram os dois clubes mais bem sucedidos no Brasil no séc. XX. Ambos montaram verdadeiras orquestras ao longo das décadas, porém no novo milênio passaram por profundas crises, o Flamengo lutava para sobreviver na primeira divisão, o time paulista disputou a série B. Nesse “vácuo” de poder grandes clubes conquistaram títulos gloriosos, especialmente no futebol paulista. Para o rubro-negro (e o futebol carioca em geral) significava ser subjugado pelos seus rivais históricos do outro lado da Dutra, ao Palestra era assistir a Glória de seus “Inimigos” e ficar para trás.Basta ver que na “Era paulista” de 2002 para cá há títulos são paulinos,santistas,até do Cruzeiro e Internacional, os clubes que mforam ais se ergueram contra a “Pax paulista”. Esse ano começou para o Flamengo em meados de 2007, quando time quebrou o ciclo derrotista em campeonatos brasileiros recentes, conquistando vitórias essenciais no Maracanã,levando o time a melhor colocação do clube desde de 1992.Já para o Palmeiras vem com a chegada de Luxemburgo/Traffic, relembrando períodos vitoriosos de 93/94.O que se anunciava seria um ano de glorias para ambos os clubes,o que parecia a mais pura verdade após suas vitórias nos estaduais.Porém com os fracasso na copa do Brasil e Libertadores restava o campeonato brasileiro, onde o flamengo teve um campeonato muito bom no inicio,Horrível no meio e com um final até razoável mas com falhas imperdoáveis.Ao palmeiras o que se viu falhas em momentos também decisivos e brigas internas, com “torcedores”(sic) exigindo “disposição”.



O palmeiras é um time que depende muito de seus atacantes Alex e Kleber cotovelo, que fazem o pivô para a aproximação de seus meias Diego Souza e Martinez, o que fez o flamengo bloqueou esse avanço com o Airton indo no combate com o Diego e o Kleberson voltando para marcar possíveis subidas dos volantes ou zagueiros, por mais de uma vez se via o Roque Junior (vixe!) subir até a linha do meio campo.A dupla de ataque foi contida com Angelim e jailton pegando cada um deles, com o Fabio Luciano na sobra.Isso impediu que o time paulista,que fora melhor no primeiro tempo, tomasse controle do jogo.Mas o que ganha a partida é o flamengo jogar de numa variação de esquema que pode dar certo. Quem assistiu à partida viu que visivelmente o Juan jogou no esforço,guardando posição e lançando para os meias.Já o Léo moura preferiu proteger o lado direito da defesa,isso deu aos volantes do flamengo maior liberdade de ação, o que se viu foi um Ibson atuando como terceiro homem de meio campo, partindo com velocidade contra uma zaga pesada e o Kleberson caindo pelos lado, muitas vezes suprindo a falta dos laterais.Ontem,deu muito certo, com direito a goleada,olé,creu e tudo mais, mas isso pode significar algo muito mais importante. Juan chegou ao flamengo em 2006,junto com o léo moura formaram peça chave desse flamengo atual.Os avanços dos alas definem o estilo do time jogar a já alguns anos, porém há já algum tempo, isso se tornou uma dependência perigosa,o esquema se tornou manjado.O fla líder do campeonato já havia demonstrado ter superado isso,com um meio campo formado por Renato Augusto,os 2 volantes já mencionados e o Marcinho de segundo atacante,mas com o desmonte de meio de ano houveram retrocessos.




O que se viu foram os meias muitas vezes fazendo tabelas na entrada da área do alviverde, se aproveitando da pesada zaga adversária, se não fosse o marcos talvez até fosse mais feio... Vitória maiúscula
Agora ao campeonato, estamos a 5 pontos do líder são Paulo a 3 rodadas do fim.A mídia já considera o campeonato polarizado ente Grêmio e o time do Muricy.Enfim... o que podemos fazer?SECAR, MAS SECAR MUITO! Por que ainda há tempo, o spfc vai fazer um jogo decisivo contra o combalido vasquinho lá em são cricri, temos que torcer por uma vitória suada do time da colina, (Gol de bunda de Jorge Luiz é a minha aposta), porque aí eles recebem o Fluminense, outro que não pode bobear e ai basta um empatezinho, com uma atuação antológica do zagueraço Thiago Silva. O Grêmio? O jogo é o próximo contra o vitória de WAGNER MANCINI, exatamente o cara que foi escorraçado do olímpico no início do ano. Ao mengão fuderosão nos resta é fazer de tudo para vencer o jogo mais difícil do ano. O cruzeiro é o time mais talentoso do brasileiro (Guilherme, Ramirez, etc.), e é fortíssimo em casa. Além do mais o cruzeiro vai tratar o débâcle como a partida da vaga na libertadores, como de fato é. Graças a são Judas Tadeu que o excelente Wagner está suspenso. O sentimento é de esperança mas fico com a forte sensação é de que o flamengo tenha perdido o hexa para ele mesmo, mas until the bloody End we’ll be there.Saudações Rubro Negras.
Obs. Espero ser escolhido o colunista, gostei muito de fazer isso e acho que posso ajudar.


4 comentários:

Felipe Damico disse...

muito bom... você é jornalista?

Jornal Libertadores disse...

não, sou gay mesmo

Velho disse...

que papo é esse de gay??????

Jornal Libertadores disse...

Queria pedir descuplas aos leitores, pois alguém muito do engraçadinho usou o perfil do Jornal para fazer esse comentário.

O problema já foi resolvido, e este comentário será apagado.