domingo, 31 de janeiro de 2010

Coluna do Santos F.C.

Por: Gerson Pepe

Santos vence Oeste na Vila e assume a liderança do Paulistão

André e Neymar fizeram os gols da vitória por 2x0


Sem o mesmo volume de jogo que em partidas anteriores, o Santos derrotou o Oeste por 2 a 0 na Vila Belmiro na noite deste sábado pela quinta rodada do Campeonato Paulista de 2010. Os gols foram marcados pelos garotos André e Neymar, aos seis e aos 47 minutos da segunda etapa, respectivamente. Com mais estes três pontos, o Santos chega aos 10, e assume, provisoriamente, a liderança da competição.

Com menos de um minuto de jogo Neymar já tentara duas pontadas pela esquerda. Na primeira, bem perto da área, errou o passe para Léo. Na sequência acertou belo passe para Ganso dentro da área que poderia bater de primeira. Mas ajeitou e bateu, sendo travado pelo zagueiro. Tudo isso com 55 segundos de partida. O que se viu nos minutos seguintes, porém, foi certo domínio dos visitantes, que tentavam pressionar.

Isso se dava porque o time de Itápolis chegou à Vila Belmiro precavido para um show santista e tinha muita disposição. Aos oito minutos, porém, o Santos voltou ao ataque, novamente com Neymar que na ponta esquerda escapou de forma incrível da falta, chegou a cair. Se levantou, avançou e rolou para trás. Na velocidade Marquinhos não conseguiu concluir para o gol, tocando na bola pra fora. Dois minutos depois, Neymar tocou para Ganso que bateu de fora da área, mas pra fora do gol.

Bem estruturado taticamente, o Oeste dificultava bastante a vida santista. Tanto que o Santos voltou a ter boa chance somente aos 18 minutos, quando Neymar recebeu dentro da área com uma linda matada no peito, ficou de frente para o gol e foi travado pelo zagueiro. Com a dificuldade no jogo, o time santista passou a errar bastante e não conseguia ter o mesmo volume de jogo de outras partidas.

Sendo assim, somente aos 28 minutos foi que o Santos chegou de novo. Neymar recebeu na esquerda, dentro da área, e tocou na esquerda para Léo que foi ao fundo e cruzou. A bola encontrou Pará do outro lado da área, que ajeitou e bateu em cima da zaga. Pouco depois foi a vez de PH Ganso avançar pela direita, cortar para dentro e bater. A bola mais uma vez desviou na zaga e saiu.

Aos 32 minutos, porém, o Santos criou a melhor oportunidade até então. Ganso lançou para Marquinhos que com um ótimo passe encontrou André dentro da área. Agora com a camisa nove, o garoto dominou já girando o corpo e bateu forte. A bola bateu no travessão. Dez minutos mais tarde e Neneca fez sua primeira defesa. Ganso pegou rebote na entrada da área e com um toque estava na frente do goleiro. Sem ângulo e pelo lado direito, porém, bateu viu a defesa acontecer.

Antes de o primeiro tempo acabar Felipe ainda trabalhou fazendo sua primeira defesa do jogo e Léo, machucado no joelho esquerdo deixou o gramado. O guerreiro, porém, voltou para o segundo tempo.

Na segunda etapa, porém, o Santos demorou para chegar, mas quando o fez foi fatal! Aos seis minutos Neymar dominou no meio de campo, avançou e fez ótimo passe para Marquinhos. De frente para o goleiro, o inteligente meia viu a chegada do garoto André de trás. O camisa nove santista recebeu e sem goleiro, apenas empurrou para o fundo do gol: 1 a 0 Santos!

Ao contrário do que se poderia supor, em desvantagem no placar o Oeste seguiu fechado na defesa. Desta maneira, o Santos gastava o tempo quando tinha a posse e tentava chegar na certeza. A missão, no entanto, não estava fácil. Aos 15 minutos, Dorival fez a primeira substituição e promoveu a estreia de Arouca no lugar do bom Marquinhos.

Perto dos 20 minutos do segundo tempo, os meninos santistas apanhavam sistematicamente da defesa do Oeste. Num destes lances, Neymar foi puxado pela camisa e com o braço, tentou se livrar do zagueiro, mas o atingiu no rosto. O clima ficou ruim, e o garoto santista recebeu o cartão amarelo depois de pressão dos visitantes. Aos 24, Ganso recebe de costas pra zaga e Rivaldo o atinge e é expulso. Para quem não lembra, Rivaldo foi revelado pelo Santos, tendo sido campeão da Copa Federação Paulista de Futebol em 2004, com o Santos B.

Aos 28 minutos, aplaudido, Wesley foi substituído por Madson, que certamente daria sangue novo ao ataque santista. Sem que acrescentasse muita coisa, Dorival resolveu mexer de novo e colocou Zé Eduardo no lugar de André. Imediatamente, o Santos ganhara em mobilidade e já tentava um pouco mais o ataque. Com 38 minutos o próprio Zé Eduardo fez tabela com Léo e bateu da entrada da área para a defesa do bem posicionado Neneca.

Um minutos mais tarde Neymar escapou pela esquerda e apareceu dentro da área, de frente para o goleiro, mas sem ângulo. Sem muitas opções para tocar para alguém no meio, o atacante bateu para a defesa de Neneca. Em seguida, Madson desceu pelo meio, cortou para a perna esquerda e bateu para outra defesa do goleiro. Segundos depois recebeu de Neymar e bateu de primeira, pra fora.

Aos 42 minutos o zagueiro Bruno Rodrigo fez falta na intermediária e recebeu cartão amarelo. O terceiro do zagueiro no campeonato, que está suspenso para a enfrentar o Santo André, quinta-feira.

Já no apagar das luzes, Zé Eduardo arrancou pelo meio e bateu forte pra fora. Antes que o jogo acabasse, porém, Madson deu ótimo passe para Neymar, que frente à frente com o goleiro bateu com tranquilidade, no canto direito do goleiro para ampliar: 2 a 0 Santos!

Nenhum comentário: