quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Coluna do Santos F.C.

Por: Gerson Pepe

Santos perde clássico no Pacaembu
Medo de vencer tira mais três pontos do Peixe
O Santos não conseguiu ficar na frente em mais uma partida importante deste Campeonato Brasileiro. Em um jogo equilibrado e fraco tecnicamente, com um Peixe sem vontade de atacar e doido para "achar um gol de bola parada", o time treinado por Vanderlei Luxemburgo mais uma vez mostrou que não quer chegar perto da zona de Libertadores. Se tivesse vencido e chegado aos 35 pontos, o Santos ultrapassaria o Corinthians e ficaria temporariamente na 5ª posição do Campeonato, tendo que torcer para uma combinação de resultados para se manter no posto.

O árbitro Guilherme Cereta foi figura notada na partida, com um péssimo trabalho e dando aos santistas a clara impressão de que, na dúvida, o apito soava pró-Corinthians.

Com a derrota, continuamos na 10ª posição. E como não jogaremos no final de semana, teremos que torcer para que nenhum time nos ultrapasse e para que outros lá de baixo não encostem no Peixe.

O Santos só volta a atuar no dia 13 de setembro contra o Santo André, na Vila Belmiro. Serão dez dias para corrigir rotas, treinar o time e tentar recomeçar esse período de recuperação. Que parece que nunca terá continuidade.

O jogo
O Santos entrou no clássico querendo o contra-ataque. Conseguiu alguns lances bons, como o cruzamento de George Lucas, aos 12 minutos, e outro de Léo, dois minutos depois. Mas o domínio na partida era do rival, até porque o Peixe contava com Róbson, que mal tocou na bola e não conseguiu produzir quase nada de bom.

Felipe trabalhou bem quando acionado, Eli Sabiá vivia momentos de instabilidade e o raçudo Fabão chegou a levar cotovelada maldosa de Dentinho, que foi ignorada pelo árbitro.

No segundo tempo, mudança no Santos. Neymar, como era esperado entrou no time. Mas Luxa sacou Mádson ao invés do improdutivo Róbson, coisa que poucos entenderam.

Com sorte, o Santos achou seu gol aos seis minutos. Cruzamento de George Lucas para Eli Sabiá tirar do goleiro. A bola ainda bateu em Chicão, que estava em cima da linha tentando tirar a bola.

O Peixe ensaiou dominar a partida. Luxa tirou Emerson, cansado e que vinha fazendo boa partida, e colocou Pará. Depois tirou Róbson e colocou Germano. Neymar mostrava futebol insinuante e mais uma vez nos colocava a dúvida: como não é titular?

Felipe continuava fazendo grandes defesas, inclusive na cabeçada certeira de Paulo André. Mas milagre ele não poderia fazer.

A virada corintiana começou aos 31 minutos, quando o ímpeto do time já nem era tão grande. Aos 33, após cruzamento para a área, Paulo André cabeceou bem, a bola bateu na trave e sobrou para Bill empatar.

E aos 44, Elias cobrou falta sobre a área e Chicão, de cabeça, garantiu a vitória dos rivais.

Agora é buscar 6 pontos em 2 jogos consecutivos na Vila Belmiro: Santo André e Botafogo respectivamente, acorda Santos!

Nenhum comentário: