quinta-feira, 17 de março de 2011

Coluna do Santos FC


Por: Gerson Pepe

Santos perde de virada para o Colo Colo e se complica na fase de grupos da Libertadores

Derrota por 3x2 obriga o Peixe a vencer seus 3 últimos jogos para se classificar

Na terceira rodada do Grupo 5 da Copa Libertadores da Amér

ica,

o Santos sofreu um revés no Estádio Monumental e acabou derrotado pelo Colo Colo-CHI em 3 a 2. A partida aconteceu nessa quarta-feira (16), em Santiago, no Chile e marcou a estreia do meia Paulo Henrique Ganso no torneio. Ganso ficou afastado dos gramados por seis meses por conta de uma cirurgia no joelho esquerdo.

No último confronto pela Libertadores, o Santos cedeu, no último minuto, um empate em casa, em 1 a 1, para o Cerro Porteño, no dia 02 de março. Na primeira partida da competição, o Peixe estreou com um empate sem gols diante do Deportivo Táchira, no dia 15 de fevereiro.

Após dois empates e uma derrota, o Santos se mantém da terceira colocação do Grupo 5, com dois pontos. O Colo Colo assume a ponta com seis pontos e, em segundo lugar, está o Cerro Porteño com cinco. O Deportivo Táchira se iguala ao Santos em pontos e se mantém na quarta posição já que possui um saldo de gols inferior ao da equipe santista.

O próximo adversário do Peixe na Libertadores é o mesmo Colo Colo-CHI. As equipes se enfrentam no dia 6 de abril, às 21h45, na Vila Belmiro, em Santos (SP).

Jogo O Santos começou bem na partida diante do chileno Colo Colo, manteve bem a posse de bola e criou boas chances de gol. Mesmo com a equipe chilena pressionando e com uma forte marcação, o Peixe conseguiu sair na frente, logo aos quatro minutos de jogo. Após uma falta em Elano próxima ao meio de campo, o próprio jogador foi para a cobrança, tomou distância e mandou um foguete para o fundo do gol de Castillo.

Com o placar aberto, o Santos cresceu em campo e teve novas chances de ampliar. Mas, a defesa chilena não abria espaços para os Meninos da Vila, que tinham dificuldades em encontrar o caminho do gol.

Da mesma forma, o Colo Colo também não conseguia passar do meio de campo e também tinha problemas em chegar a o gol de Rafael. Aos 10 minutos, Jorquera recebeu na entrada da área, mas Durval chegou para afastar o perigo.

Na sequência, o Santos continuou atacando e criando novas chances de gol. Aos 12 minutos, Paulo Henrique Ganso avançou pela esquerda, tocou para Zé Eduardo, que fez a função de pivô e tocou para Neymar. Mas o atacante parou na defesa chilena.

Já aos 14 minutos, Neymar invadiu a área e foi derrubado mas o árbitro não assinalou a penalidade máxima.

O Colo Colo fez alguns lançamentos longos para chegar com perigo a grande área santista, mas ainda tinha dificuldades nas finalizações, já que a defesa santista se fechava dentro de campo.

Aos 24 minutos, o lateral Léo sofreu uma pancada na grande área e precisou ser atendido fora de campo. O Colo Colo aproveitou o desfalque santista para empatar a partida. Miralles fez o lançamento da redonda para Paredes, que recebeu na área, caiu junto com o zagueiro Durval, acreditou na jogada, levantou e marcou para o Chile, aos 26.

A partida não dava mais para Léo, que foi substituído por Rodrigo Possebon, aos 33.

Após dois minutos, em contra-ataque, Miralles recebeu no meio, lançou a redonda para Paredes na direita e avançou para a área. Paredes devolveu o passe e encontrou o parceiro livre para marcar o segundo gol dos chilenos.

O Colo Colo seguiu pressionando o Peixe, que sentia a virada chilena. Então, aos 41 minutos, Paredes cobrou uma falta na área e o zagueiro Scotti subiu para cabecear e ampliar o placar.

Na segunda etapa, o Santos FC recuperou o ritmo do início da partida e voltou a correr atrás do resultado. E com a vantagem no placar, o Colo Colo se fechava ainda mais no segundo tempo e aproveitava os contra-ataques para ampliar.

Mas, logo no primeiro minuto, Zé Eduardo encontrou Danilo partindo em velocidade para a grande área e lançou. O volante do Peixe chutou com força e Castillo não conseguiu segurar, mandando a bola pela linha de fundo. No contra-ataque, o Colo Colo avançou, Paredes mandou de cabeça para Miralles que mandou de voleio na trave.

Na sequência, Ganso encontrou Elano que, sozinho, chutou em cima do goleiro Castillo.

O Santos FC não desanimou e continuou correndo atrás do prejuízo. Foi ai que, aos 4 minutos, Ganso dominou na entrada da área, mandou de bico para Neymar, que driblou Castillo e só colocou no fundo do gol.

Mais animado após o segundo gol, o Peixe criou mais chances de ampliar, mas tinha dificuldades em achar espaços na defesa chilena.

Aos 15, Elano cobrou escanteio pela esquerda, Edu Dracena cabeceou e a defesa afastou. Na sequência da jogada, Pará arriscou de longe e Castillo não segurou. A bola sobrou para Neymar, que passou o pé por cima da bola, tentou o drible, mas foi interceptado por Castillo. Na sobra Edu Dracena tentou concluir para o gol, mas acertou na defesa chilena.

Aos 24, o Colo Colo chegou com Fuenzalida cruza para Paredes. De cabeça, o atacante tocou e a bola passou raspando pela trave do goleiro Rafael.

Após cinco minutos, Neymar partiu para a jogada individual e chutou com muito perigo. A bola passou muito perto da trave de Castillo.

A última chance do Peixe empatar saiu aos 43, quando Elando arriscou um chute de fora da área. O volante pegou mal na redonda, que acabou saindo por cima do gol.

Nenhum comentário: